Sandra Bastos
Ascolta! é o novo trabalho discocráfico do Astros Duo, formado pelo saxofonista Manuel Teles e pelo percussionista Paulo Amendoeira, e é interiamente dedicado à música portuguesa, com obras de Daniel Bernardes, João Pedro Oliveira, João Quinteiro, Telmo Marques e Paulo Jorge Ferreira.
Para o Astrus Duo, "o exercício de descobrir elementos comuns e conexões entre estas obras esteticamente tão diferentes pode ser uma tarefa difícil." Porém, é também essa a missão do grupo: "debruçar-se sobre domínios artísticos contrastantes"
A edição é do MPMP (Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa) e lançamento decorreu no passado mês de setembro, em Lisboa.
O Astrus Duo iniciou atividade no ano de 2017, com breves sessões nas salas da Metropolitana, em Lisboa, onde ambos os músicos estudavam. Pouco tempo depois, Manuel Teles e Paulo Amendoeira apercebem-se da singularidade e das inúmeras possibilidades desta formação invulgar.
No final de 2018, em Reguengos de Monsaraz, dá-se o concerto oficial de estreia da iniciativa, que assume pela primeira vez o nome Astrus Duo. A partir desse momento dão conta da boa reação do público e desenvolvem um trabalho que os levaria, no ano seguinte, a vencer o Prémio Jovens Músicos.
O Astrus Duo apresenta-se de Norte a Sul de Portugal, em salas como a Casa da Música ou o Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, mas também em transmissões streaming e recitais para a rádio Antena 2. Em 2020, gravaram Escape, um álbum digital produzido por Hugo Romano Guimarães, dedicado à música do compositor Marc Mellits.
Nos últimos anos, o duo tem estabelecido um contacto próximo com diversos compositores, tais como Daniel Bernardes, Tõnu Kõrvits, Lino Guerreiro, Andrea Nicoli, Paulo Jorge Ferreira, João Pedro Oliveira, Telmo Marques, João Quinteiro e Marc Mellits.
É missão do Astrus Duo continuar a trabalhar lado a lado com compositores, de forma a incentivar, difundir e desenvolver novos repertórios.
https://www.facebook.com/astrusduo
Fotos: Duktus Sound Studio e ELLEONOR.