Burmester e Pedro Lima nomeados para os Prémios PLAY

Vencedores serão anunciados no dia 3 de abril, no Coliseu dos Recreios.

 — 

Da Capo

Já são conhecidos os nomeados para a sétima edição dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa, com data marcada para 3 de abril, no Coliseu dos Recreios e os músicos Pedro Burmester e Pedro Lima fazem parte do leque de nomeados na categoria de Melhor Álbum de Música Clássica e Erudita.


O conceituado pianista Pedro Burmester está nomeado com o disco  “Variações Goldberg” de J.S. Bach. É uma nova gravação depois do primeiro lançamento em 1992. Segundo Valter Hugo Mãe, que escreveu as notas de programa do disco, “A volta genial de Pedro Burmester às Variações Goldberg acontece como o de um sábio preparado para regressar a casa. A magnífica obra de Bach encontra agora o pianista numa interpretação que só pode fazer quem maturou e já atravessa o monumento musical em pura intuição. Este disco é o encontro de perfeitos. Bach e Burmester. Os séculos desaparecem para que os dois se unam como partes de uma mesma inteligência. Uma que arrisca tudo, porque o que existia era pouco. Era preciso existir muito mais”.


O jovem músico Pedro Lima está também nomeado com o seu disco de estreia “Talkin(g) (A)bout My Generation”. É um disco que reúne um conjunto de obras escritas ao longo dos últimos anos e se assume como uma mediação artística sobre traços identitários de uma geração, em que os conflitos, a política, a internet, os memes, a identidade, a vida na selva digital e a (re)conquista do espaço têm sido fatores estruturantes para a definição do futuro. 

 

Natural de Braga, Pedro Lima é um destacado jovem compositor português. Formou-se no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian e, em 2017, ingressou no Mestrado em Opera Making & Writing, na prestigiada Guildhall School of Music and Drama. Com 21 anos, estreou a primeira peça para orquestra e um ano depois, venceu o Prémio de Composição da Sociedade Portuguesa de Autores. Após uma residência na Casa da Música em 2019, escreveu Talking About my Generation (2019), peça que dá nome ao disco de estreia do compositor.

Artigos sugeridos