Duo Tágide apresenta Outonalma

"uma viagem musical que celebra a diversidade e a profundidade da canção portuguesa contemporânea"

 — 

Da Capo

  • Duo Tágide
  • Duo Tágide
  • Duo Tágide
  • Duo Tágide

O Duo Tágide, composto pela soprano Inês Simões e pelo pianista Daniel Godinho, lançaram em dezembro nas principais plataformas digitais o álbum ‘Outonalma’, inteiramente dedicado a ciclos de canções do século XXI de compositores portugueses. Este projeto reforça o compromisso do Duo com a divulgação da música erudita contemporânea.

 

Reconhecido pelas múltiplas estreias e apresentações do repertório dos séculos XX e XXI, o Duo Tágide reúne agora em 'Outonalma' obras para voz e piano de cinco compositores portugueses vivos - um repertório ousado e pouco conhecido pelo público.

 

Para além do alinhamento com a missão do Duo Tágide de contribuir para a vitalidade contínua do formato da canção erudita, 'Outonalma' é uma viagem musical que celebra a diversidade e a profundidade da canção portuguesa contemporânea.

 

O título vai buscar a atmosfera intimista e melancólica do outono como elo unificador de todo o álbum. A palavra 'Outonalma', imaginada por Alexandre O'Neill, aparece na canção 'Bilhete-postal a Alexandre Pinheiro Torres' de Fátima Fonte e remete também para o primeiro álbum do Duo Tágide - 'Alma Ibérica' - que saiu em 2014, refletindo a evolução da estética e maturidade do duo.

 

“Com ‘Outonalma’, queremos mostrar a riqueza e a diversidade da música contemporânea em Portugal, convidando o público a descobrir estas obras únicas que dialogam com a tradição e a modernidade”, afirma Inês Simões.

 

Houve um cuidado na escolha de linguagens musicais verdadeiramente distintas e de compositores que representassem zonas geográficas dispersas, numa tentativa de reaproximação da criação nacional. Se em 'Alma Ibérica' havia um apanhado da canção em português e espanhol, em 'Outonalma' dá-se a conhecer obras substanciais de cinco dos mais destacados compositores portugueses da atualidade: Paulo Bastos (Em palavra a noite, 2017), António Chagas Rosa (Chants de Teika, 2011), Fátima Fonte (Bilhete-postal a Alexandre Pinheiro Torres, 2019), Fernando C. Lapa (Entre a luz e o silêncio, 2007) e Vasco Mendonça (Three Settings of Larkin, 2015).

 

Estes ciclos exploram universos poéticos que vão de Eugénio de Andrade a Alexandre O'Neill, a inspiração de uma primeira incursão literária da pianista Melissa Fontoura, passando por um dos autores mais queridos ingleses - Philip Larkin - e ainda a poesia japonesa dos séculos XII/XIII de Fujiwara no Sadae numa tradução em francês.

 


Plataformas de Streaming:

• Spotify
• Apple Music
• Amazon Music
• YouTube Music

 


Sobre o Duo Tágide:

O Duo Tágide, formado pela soprano Inês Simões e pelo pianista Daniel Godinho, dedica-se à divulgação e interpretação da música erudita contemporânea. 

 

Saiba mais em:

 

• Website: https://www.inessimoessoprano.com/duo-tagide

 

• YouTube: https://youtube.com/playlist?list=PLqF4oAqtO4v4vV95pxOHqccbHaRoY0OoL&si=zoOitqhWW1cd5TcL

 

Artigos sugeridos