Festivais

Porto Cello Festival

18 a 22 de maio, no Porto e Matosinhos.

  • 18 a 22 de maio

    Porto e Matosinhos

  • Organização

    Artway e Associação InovArte

  • MAIS INFORMAÇÕES

    www.portocellofestival.com

PROGRAMAÇÃO

  • www.portocellofestival.com — 

Para além da oferta musical vinda de todos os cantos do mundo, e colocando o violoncelo no centro de todas as atividades, este festival trará uma vasta interação cultural com o nosso país e especialmente com a cidade do Porto. O Porto Cello Festival oferece momentos de cultura, dinamismo comunitário e conhecimento em que o violoncelo é o principal protagonista.

 

Pensando na cidade como um todo, este festival alia a música à história, à dança, à pintura, ao yoga, à gastronomia e ao turismo, criando interesse por parte de um público mais alargado. As correntes musicais e o tipo de atividades inseridas no festival são vastas, abrangem um grande número de faixas etárias e gostos musicais, o que faz do Porto Cello Festival um espaço direcionado para a vivência comunitária e inclusiva. 

 

 

Programação

 

Com músicos destacados nas mais variadas expressões, o Porto Cello Festival apresenta concertos tão variados como “Camomila” de Luísa Sobral, “Rotas do Samba” de Luca Argel, “Jazz Express” de Stephan Braun, "Vignette" de Daniel Bernardes, “The Old World Blues” de Mark Vilensky, entre outros, com músicos destacados do panorama nacional e internacional, tais como Diogo Alexandre, Ricardo Toscano, Filipe Quaresma, Guido Schiefen, João Barradas, Raquel Reis, Sujari Britt, entre os cerca de 40 artistas que se apresentam.

 

Para além dos concertos, o Porto Cello Festival tem uma oferta pedagógica para alunos de música de todas as idades. Haverá quatro masterclasses de violoncelo e música de câmara com professores destacados nacional e internacionalmente - Filipe Quaresma, Levon Mouradian e Guido Schiefen, bem como a inédita masterclasse de Loop station e Improvisação livre com o violoncelista de jazz Stephan Braun.

 

No último dia do festival, dia 22 de maio, o palco será dos violoncelistas de palmo e meio com o evento “Violoncelos ⅛”, nome que designa o tamanho do violoncelo com que os alunos de 5 anos iniciam a sua aprendizagem. Neste evento especial, orientado por quatro professores de violoncelo que fazem um trabalho notável nos graus de ensino iniciante e médio, os alunos vão ter oportunidade de criar um concerto que apresentarão no festival. 

 

Salas de Concerto

O Porto Cello Festival divide-se entre salas emblemáticas do Porto e Matosinhos como o Coliseu Porto Ageas, Hard Club, Terminal de Matosinhos, bem como locais mais intimistas como o Jardim do Palácio de Cristal, o Jardim da Biodiversidade, Casa das Artes, Ateneu Comercial do Porto, Museu da Cidade, Conservatório de Música do Porto, Museu Nacional de Soares dos Reis.

Entre cada concerto ou atividade oferecida é sugerido um roteiro que permitirá aos visitantes ficarem a conhecer melhor as cidades do Porto e Matosinhos, com passeios e visitas a locais de interesse cultural, turístico e gastronómico. 

 

Consciência social

 

É ainda fundamental para o Porto Cello Festival chamar a atenção para a consciência social que todos, enquanto cidadãos, devem ter. Em parceria com a associação “Sorrisos d’Arte” irão ser  apresentados momentos musicais em centros oncológicos e lares de idosos, levando assim o festival a quem não se pode deslocar. 

 

Mais informações:

www.portocellofestival.com

 

 

Vídeo promocional - https://youtu.be/LsrizwHRYhU

Eventos Sugeridos