Candidaturas até 1 de julho.
19 de Julho e 18 de Setembro
Açores
Organização
FRANCISCO DE LACERDA – A MÚSICA E O MUNDO, ASSOCIAÇÃO CULTURAL
MAIS INFORMAÇÕES
https://franciscodelacerda.com/Premio-FL
A Francisco de Lacerda - A Música e o Mundo, Associação Cultural apresenta a primeira edição do Prémio de Composição Francisco de Lacerda com o objetivo de fomentar a jovem criação musical em Portugal.
A primeira edição do Prémio de Composição Francisco de Lacerda pretende galardoar obras para orquestra e a obra vencedora será interpretada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa. O valor do prémio é de 7500 euros. O Prémio de Composição Francisco de Lacerda assegura ainda a estreia e gravação da peça vencedora.
O concurso destina-se a compositores portugueses ou estrangeiros residentes em Portugal, até aos 35 anos de idade. As obras devem ser submetidas a concurso até 1 de Julho de 2022. A peça vencedora do 1.ª Prémio de Composição Francisco de Lacerda será anunciada a partir de 15 de Julho.
O júri do 1.º Prémio de Composição Francisco de Lacerda é presidido pelo compositor Vasco Mendonça, que é também director artístico do ciclo Encontros Sonoros Atlânticos 2022. Integram igualmente o júri os compositores Felipe Lara, Andreia Pinto Correia e Carlos Caires, e o director artístico da Orquestra Metropolitana de Lisboa, Pedro Neves.
A 2.ª edição do ciclo Encontros Sonoros Atlânticos Francisco de Lacerda decorre entre 19 de Julho e 18 de Setembro e, tal como na primeira edição, apresenta seis concertos em Portugal Continental e nos Açores. Na edição de 2022, o ciclo inicia-se nas ilhas de São Jorge, Terceira e São Miguel e finaliza em Lisboa.
O ciclo Encontros Sonoros Atlânticos Francisco de Lacerda constitui-se como uma série de recitais em que obra do compositor, musicólogo e maestro açoriano Francisco de Lacerda (1869 – 1934) é o estímulo para a criação de novas peças musicais.
A Francisco de Lacerda - A Música e o Mundo, Associação Cultural foi fundada em 2019 na Fajã da Fragueira, na ilha de São Jorge nos Açores, estimulada pelo percurso de vida do compositor Francisco de Lacerda e a sua atividade profissional na música até aos dias de hoje.
Definiu como objetivos da sua atividade, promover a preservação do património cultural dos Açores, a sua história, a educação pela arte através da música e o meio ambiente, a investigação nos legados culturais de personalidades ligadas à música, às artes performativas, às artes plásticas e literatura, além de conceber e realizar eventos culturais e espetáculos, estimulando a criação artística entre gerações de forma a criar conteúdos editoriais discográficos, literários e formatos audiovisuais.
Contacto: